# Leilão do 6G no Brasil: Anatel propõe 2028, operadoras pedem cautela e infraestrutura regional

> Leilão do 6G no Brasil pode ocorrer em 2028 com exigências de data centers regionais, mas operadoras pedem cautela. Entenda os impactos para empresas.

Publicado em 22/10/2026 · Atualizado em 22/10/2026 · Informativo
ATLAS · Tech & Business Review, portal editorial da Upnetix · https://atlas.upnetix.com.br/leilao-do-6g-no-brasil-anatel-propoe-2028-operadoras/

---

O debate sobre a chegada do 6G ao Brasil ganhou novos contornos em outubro de 2026, quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou uma proposta preliminar para o leilão da faixa de 6 GHz. O certame, previsto para 2028, traz não só a destinação do espectro para o Serviço Móvel Pessoal (SMP), mas também obrigações inéditas de infraestrutura, especialmente ligadas à criação de data centers regionais e à expansão de redes de transporte em fibra óptica. A iniciativa, no entanto, encontrou resistência de operadoras e entidades do setor, que apontam riscos de sobreposição de investimentos, imaturidade tecnológica e desafios de implementação.

![Executivos brasileiros discutindo o projeto do leilão do 6G em sala de reunião moderna](https://upnetix.com.br/wp-content/uploads/2026/10/post46855-img1-intro.webp)

Reunião de executivos do setor de telecomunicações debatendo a proposta da Anatel para o leilão da faixa de 6 GHz, previsto para 2028.

## Proposta da Anatel: leilão em 2028 com foco em infraestrutura regional

Segundo detalhado pelo *Mobile Time* e pelo *Canaltech*, a Anatel propôs dividir 700 MHz de espectro contínuo em 14 lotes nacionais e regionais, com outorga por 20 anos e possibilidade de prorrogação. O modelo financeiro é não arrecadatório, ou seja, a maior parte do valor ofertado será convertida em compromissos de investimento, a exemplo do leilão do 5G em 2021.

Entre as principais obrigações previstas estão a criação de infraestrutura digital regional, com data centers classificados como Tier III nas capitais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e nós de edge computing (computação de borda) no interior. Esses data centers deverão ter capacidade entre 1,5 MW e 5 MW, hospedagem gratuita no IX.br (ponto de troca de tráfego) e conexão por pelo menos três rotas distintas de fibra óptica. Já os nós de borda devem operar entre 100 kW e 500 kW, classificados como Tier II.

Além disso, as vencedoras do leilão terão de construir redes de transporte (backhaul) para localidades sem cobertura, garantindo capacidade de 1 Gbps em cidades com até 20 mil habitantes e 10 Gbps em cidades maiores. Haverá também exigência de cobertura móvel em regiões desassistidas, com tecnologia mínima de LTE Advanced, além de metas de eficiência energética e uso de fontes renováveis.

## Operadoras e entidades do setor pedem revisão do cronograma e das obrigações

Apesar do esforço da Anatel em antecipar o debate e dar transparência ao processo, representantes das principais operadoras e entidades do setor manifestaram preocupações quanto ao calendário e à viabilidade das obrigações propostas.

De acordo com o *Canaltech*, as operadoras defendem que o leilão ocorra apenas após 2028, argumentando que a padronização do 6G ainda está em desenvolvimento pelo 3GPP, o órgão internacional responsável pelos padrões de redes móveis, e só deve avançar significativamente em 2028 ou 2029. O gerente sênior da Vivo, Raphael Andrade de Oliveira, afirmou que “a concorrência por recursos financeiros com os compromissos assumidos no leilão do 5G” e a “imaturidade do ecossistema para o 6G” justificam o adiamento. Ele sugeriu que, caso o leilão ocorra em 2028, os compromissos e pagamentos só comecem a partir de 2031.

Carlos Eduardo Franco, diretor de Assuntos Regulatórios da TIM, destacou a necessidade de “parâmetros econômicos completos, lista transparente de compromissos, regras previsíveis de convivência e refarming, obrigações simples e proporcionais” para garantir eficiência e competição. O executivo também defendeu que metas de ESG (ambiental, social e governança) sejam mensuráveis e auditáveis.

![Data center Tier III no Nordeste do Brasil com conexão por fibra óptica e energia renovável](https://upnetix.com.br/wp-content/uploads/2026/10/post46855-img2-meio-1.webp)

Data center regional obrigatório proposto pela Anatel para o leilão do 6G, com capacidade entre 1,5 MW e 5 MW e conexão por três rotas distintas de fibra óptica. Eduardo Parajo, diretor da Abranet, questionou a inclusão dos data centers como obrigação, alegando que isso pode gerar riscos de regulação indireta e distorções concorrenciais, além de sobrepor compromissos já assumidos no leilão do 5G. Cristiane Sanches, conselheira da Abrint, também criticou a proposta de data centers e defendeu salvaguardas para o compartilhamento de infraestrutura (RAN Sharing), apontando riscos à autonomia e competitividade das empresas.

## Divisão do espectro e desafios técnicos: Wi-Fi versus redes móveis

Um dos pontos de maior debate é a divisão da faixa de 6 GHz entre uso licenciado (redes móveis) e não licenciado (Wi-Fi). A proposta da Anatel reserva a porção inferior (500 MHz) para Wi-Fi e a superior (700 MHz) para o IMT (serviços móveis), mas entidades como a GSMA sugerem uma divisão mais equilibrada, com três blocos nacionais de 200 MHz e um bloco regional de 100 MHz para o 6G.

Larissa Jales, gerente de espectro da GSMA, argumentou que as redes móveis precisarão de mais espectro entre 2035 e 2040, enquanto a Anatel defende que a faixa de 6 GHz é indispensável para garantir cobertura semelhante à da faixa de 3,5 GHz. Testes realizados pelo Instituto Eldorado, citados pela Anatel, mostraram que a convivência entre Wi-Fi e redes móveis no mesmo canal pode causar degradação de até 50% na transmissão do sinal, sendo viável apenas com filtros físicos e separação física (por exemplo, em andares diferentes de um edifício).

O uso de sistemas de coordenação automática de frequência (AFC) também foi debatido, com a Anatel restringindo sua aplicação ao espectro não licenciado, enquanto entidades setoriais defendem modelos mais flexíveis para ampliar o uso do espectro.

## Modelo financeiro e experiência do leilão do 5G: lições e preocupações

A Anatel pretende repetir o modelo não arrecadatório do leilão do 5G, no qual cerca de 85% dos R$ 47,2 bilhões movimentados foram convertidos em compromissos de investimento em infraestrutura, segundo o *Canaltech*. Apenas R$ 7,4 bilhões foram pagos em outorgas à União, enquanto R$ 39,8 bilhões ficaram vinculados à modernização das redes.

No entanto, as operadoras relatam dificuldades para monetizar os investimentos feitos no 5G, especialmente diante da falta de diferenciação percebida pelo consumidor final e da necessidade de densificar a infraestrutura para viabilizar aplicações avançadas, como controle remoto de equipamentos médicos ou comunicação entre veículos autônomos. Pesquisa do *Canaltech* com 3,2 mil pessoas em 2025 apontou que 85% dos entrevistados perceberam pouca ou nenhuma mudança no consumo de dados móveis com o 5G.

Esse contexto reforça a cautela das operadoras diante de novas obrigações para o 6G, especialmente quando parte dos compromissos do 5G ainda estará vigente até 2030, potencialmente se sobrepondo aos do novo leilão.

![Diagrama explicativo da infraestrutura regional proposta para o 6G no Brasil com data centers, edge computing e redes de fibra óptica](https://upnetix.com.br/wp-content/uploads/2026/10/post46855-img3-meio-2.webp)

Arquitetura de infraestrutura digital regional exigida pela Anatel para o leilão do 6G, incluindo data centers, nós de borda e redes de transporte em fibra óptica.

## Implicações para empresas e infraestrutura regional: o que muda na prática

Para empresas e gestores públicos, o leilão da faixa de 6 GHz representa uma inflexão na política de infraestrutura digital do país. A obrigatoriedade de criar data centers regionais e ampliar redes de transporte pode beneficiar organizações localizadas em regiões historicamente menos atendidas, como o Norte e o Nordeste, ao reduzir a latência, aumentar a disponibilidade de serviços e estimular a economia digital local.

No entanto, o debate sobre o cronograma e a viabilidade dos compromissos levanta incertezas quanto ao ritmo de implementação e à sustentabilidade dos investimentos. Empresas que dependem de conectividade de alta capacidade e baixa latência, como indústrias do Polo Industrial de Manaus, centros de pesquisa, órgãos públicos e setores logísticos, precisarão acompanhar de perto a definição das localidades beneficiadas e das rotas de fibra óptica exigidas.

Além disso, a exigência de hospedagem gratuita nos pontos de troca de tráfego (IX.br) e a obrigatoriedade de múltiplas rotas de fibra podem criar oportunidades para provedores regionais e empresas que buscam redundância e resiliência em suas operações. Por outro lado, a exclusão de hyperscalers e o foco em infraestrutura neutra podem limitar a participação de grandes players globais, favorecendo um ecossistema mais diversificado, mas também exigindo maior coordenação entre os atores locais.

## Perspectivas e próximos passos: decisões estratégicas à frente

O leilão do 6G ainda está em fase de consulta pública, com audiências previstas em diferentes capitais e possibilidade de ajustes no cronograma e nas obrigações. A Anatel já admitiu, segundo o *Mobile Time*, a possibilidade de postergar o início dos compromissos para 2030 ou 2031, caso fique comprovada a ociosidade da infraestrutura ou a necessidade de maturação tecnológica.

Empresas que planejam investir em novas aplicações baseadas em 6G, ou que dependem de redes de alta disponibilidade, devem monitorar atentamente o desenrolar das discussões, especialmente quanto à divisão do espectro, às exigências de cobertura e à definição das localidades beneficiadas. A experiência do leilão do 5G mostra que o modelo de compromissos pode acelerar a expansão da infraestrutura, mas também impõe desafios de execução e retorno sobre o investimento.

Em um cenário de incertezas regulatórias e tecnológicas, a capacidade de antecipar mudanças e adaptar a infraestrutura de conectividade será determinante para empresas que buscam competitividade e resiliência, especialmente em regiões como Manaus, onde a chegada de data centers regionais e rotas redundantes de fibra pode redefinir o acesso a serviços digitais avançados.

![Executivo brasileiro de telecomunicações expressando preocupação sobre o cronograma e obrigações do leilão do 6G](https://upnetix.com.br/wp-content/uploads/2026/10/post46855-img4-fechamento.webp)

Gerente sênior da Vivo discutindo os desafios e a necessidade de cautela no cronograma e compromissos do leilão do 6G proposto pela Anatel. O avanço do leilão do 6G, com suas exigências de infraestrutura regional e compromissos de conectividade, sinaliza que a próxima onda de inovação digital no Brasil dependerá menos de promessas tecnológicas e mais da capacidade concreta de entregar redes robustas e acessíveis onde elas fazem diferença para o negócio.

Fonte: https://atlas.upnetix.com.br/leilao-do-6g-no-brasil-anatel-propoe-2028-operadoras/ · ATLAS, portal editorial da Upnetix (Manaus, Brasil) · uso com citação obrigatória.
